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2009
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publicação da pinacoteca do estado de são paulo, parte integrante do projeto monumetria, com textos, pesquisa, preparação, produção, edição e projeto gráfico do grupo de artistas delenguaamano (néstor gutiérrez, santiago reyes e gilberto mariotti).
monumetria
por delenguaamano
a especificidade do projeto monumetria se dá pela reflexão sobre a especificidade do monumento a ramos de azevedo. o deslocamento sofrido por este último revela a tensão entre os significados que carregava e as necessidades de reestruturação urbana que levaram à sua remoção. de seu deslocamento e de seus desdobramentos, fica a questão: o quê e o quanto pode este processo de transferência revelar sobre a condição de adaptabilidade requerida à produção artística que hoje se encontra orientada para a especificidade?
monumetria propõe-se a interagir simultaneamente com dois campos de atuação: o da arte contemporânea, enquanto espaço pré-delimitado para intervenções que se querem críticas em relação a instituição, e a museologia, enquanto campo dos procedimentos relativos ao arquivo, exposição e registro. ambos parecem ter trocado questionamentos e modos de operar entre si. contudo, ambos têm mantido seus limites de atuação em grande parte das situações, a fim de manter seu status no funcionamento cultural: a museologia resguarda sua posição técnica para que prevaleça a influência que exerce na estrutura do museu, e a produção artística contemporânea muitas vezes se contenta em exercer pontualmente a função de elaborar ironias que nem sempre são reveladoras de contradições das estruturas nas quais intervêm.
como então trabalhar com estes dois campos e com quais objetivos? como a sobreposição destes procedimentos pode significar algum ganho?
num primeiro posicionamento, esta opção significa negar-se a ocupar espaços pré-delimitados. inserir-se em meio àquilo que geralmente é considerado secundário ou cenográfico. entender os meandros da instituição como um lugar em si. entender todos os elementos do patrimônio e instâncias envolvidas no projeto (monumento, documento, museu, projeto arquitetônico, obra de arte) em uma concepção própria de espaço público. propor, como espaço de encontro entre múltiplas noções do público, a discussão fundamentada no choque de fluxos provenientes de âmbitos e níveis heterogêneos, colocando os atores deste espaço no centro do conflito, como seus ativadores.
mas inserir-se, desde que se possa manter a tensão própria das relações que edificam o espaço institucional. desde que, de alguma forma, se revelem contradições entre estes campos, por meio de sua contraposição.
esta publicação não se propõe a ser o registro que representaria monumetria, como memória póstuma. antes se assume como lugar da obra. não bastando servir como forma de transmissão e reminiscência do projeto, deve ser seu desdobramento na instância gráfica, com a especificidade de suas possibilidades materiais e expressivas. reitera, neste outro momento do projeto, a postura que abdica de uma suposta transparência do registro e entende sua linguagem como campo transformador, dando continuidade à reflexão acerca da produção de memória e seus meios, não limitada ao tempo e espaço das intervenções na pinacoteca.