sobre

Doutor em Poéticas Visuais pela ECA-USP (Bibliografia, 2016), é mestre em Poéticas Visuais pela mesma instituição (Wp/Wp: um relato crítico da experiência de Workplace/Werkplaza, 2009) e graduado em Artes Plásticas pela FAAP (1996).

Professor de Desenho e História da Arte na Escola da Cidade de Arquitetura e Urbanismo.

Pesquisador associado ao IEA, Instituto de Estudos Avançados da USP, mediou e/ou organizou encontros como Deslocando o Cânone da História da Arte: o Papel da Arte Latino Americana na Tate Modern (2016) e Encontro com Paulo Herkenhoff, (2016).

Artista visual, foi premiado (2013) com o Prêmio Honra ao Mérito Arte e Patrimônio, Paço Imperial/MinC/IPHAN, pelo projeto Interventores, tendo realizado exposições individuais como Fragata (2010), no MAC Niterói, Canteiro (2009) na Galeria Luisa Strina, e Monumetria, (2009), esta última junto ao grupo Delenguaamano, e participado de diversas exposições coletivas como Panorama da Arte Brasileira (2001), no MAM São Paulo, Desenhos de A­Z (2005) na Fundação Serralves, Trajetórias em Processo (2008) na Galeria Anita Schwartz e Ficciones y Fantasias (2010) na Galeria El Museo, Bogotá, entre outras. Textos críticos sobre seu trabalho foram publicados em revistas especializadas como SouthWard Art ­ Latin American Art Review por Guy Amado (2004), Dasartes, por Guilherme Bueno (2008) entre outros.

Crítico de arte e curador, teve artigos e resenhas críticas publicados em revistas como Errata, La Bienal de lo posible (2011) e Periódico Permanente, Câmera Obscura (2013), e livros sobre acervos e artistas como Cildo Meireles em Acervo: Outras Abordagens (2015) e Toporama em Daniel Acosta (2018). Fez parte do grupo de críticos do Centro Cultural São Paulo (2008 - 2010), tendo acompanhado e escrito textos críticos para diversas exposições, como Sempre em frente, (2010), para o trabalho de Deyson Gilbert e Duas Noites (2009), para os filmes de Roberto Bellini.

Curador associado na Associação Cultural Fórum Permanente, tendo organizado coberturas críticas de diversos eventos, como o 1º Seminário de Educação de Inhotim (2012) e Seminário 33º Panorama de Arte Brasileira – MAM-SP (2009).

Editor da revista eletrônica Periódico Permanente, é Co-organizador do livro Museum Art Today/Museu Arte Hoje Ed. Hedra (2011) e Monumetria. Ed. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo (2009).

Curador, na Fundação Ema Klabin, do projeto Jardim Imaginário (desde 2013), curou exposições como Controle Remoto, de Gisela Motta e Leandro Lima (2016), Trepa-Trepa, de Paulo Climachauska (2014), O serviço das formigas, de João Loureiro (2013), Controle Remoto, de Gisela Motta e Leandro Lima (2016), entre outras. Foi também responsável pelo acompanhamento crítico na Residência Artística do Instituto Acaia, no qual curou exposições como Primeiro Ato, de Arturo Gamero (2016).

Curador, na Fundação Ema Klabin, do projeto Hóspede, com a exposição Conflito (2018), de Guga Szabzon.

Coordenador de edição do Projeto Contracondutas / Conselho técnico da escola da Cidade (2016), editou o site Contracondutas e produziu editorial Escravismo: Imagem e Letra. Co-editou os livros Contracondutas: ação político-pedagógica (2016) e Por Trás do Tapume, Editora da Cidade (2016), além da publicação de produções acadêmicas Cadernos de Pesquisa da Escola da Cidade, São Paulo (2017).